Vai viajar para a Califórnia? Confira o que tem de Mais Interessante o Estado Dourado
Dicas, Roteiros e Paradas Obrigatórias em San Diego, Los Angeles, Santa Barbara e São Francisco

Por Laís Oliveira e Lindenberg Junior

Se você está planejando conhecer ou visitar novamente a Califórnia e quer montar o roteiro perfeito, nós vamos te ajudar. O que mais complica na hora de planejar uma viagem para o estado dourado é o fato de que existem tantos lugares incríveis para visitar que dificilmente dá para conhecer tudo em poucos dias ou uma semana.

Várias praias famosas, Hollywood, parques temáticos, parques estaduais e nacionais, cidades estonteantes (como a charmosa Santa Bárbara, conhecida como a “California Riviera”), desertos, montanhas com estação de esqui, locais para caminhada e para contemplar um pôr do sol incrível… tudo em um único estado. Por onde começar?

Bem, primeiro de tudo, avalie quantos dias você vai ficar no estado, qual a estação do ano que vai visitar e se vai ficar em uma cidade ou vai pegar a estrada e dormir em diferentes locais ou cidades. Temos variadas rotas com aproximadas 851 milhas e até playlist com músicas para você curtir a sua viagem no estilo California Dream em nosso Spotify.

Na grande Los Angeles, por exemplo, são mais de 120km de praias, incluindo as famosas Santa Monica, Venice Beach e Malibu, diversas opções de restaurantes de nacionalidades diferentes, museus, mercados gourmet, uma vida noturna super agitada (incluindo West Hollywood para a galera LGBTQ), incalculáveis possibilidades de compras (incluindo o Citadel Outlets), estúdios de cinema como o da Paramount Pictures e o da Sony Pictures que é possível visitar e, claro, os estúdios Universal.

Mais ao norte de L.A, a apenas 1h30 de carro, você encontra a linda Santa Bárbara, que combina atrações culturais e históricas, belas praias, muita gente bonita e o Pier Stearns Wharf, considerado um dos maiores e mais importantes atrativos locais. Para quem tem crianças, imperdível! Já para quem aprecia vinhos, a cidade oferece vários locais para degustação de bons vinhos. E se dirigir mais 30 minutos para o norte, no Santa Inez Valley, há várias vinícolas que não fica por trás das localizadas em Napa e Sonoma Valley. É nessa região que também se encontra a pequena cidade de Solvang, de estilo dinamarquês, que te vai fazer se sentir na Europa – e onde é possível provar uma deliciosa panqueca ao estilo crepe!

Seguindo ao norte e, melhor ainda, em uma rota que passe pela Highway 1, já citada em músicas e filmes, você encontra Carmel, Monterrey e a cidade de Santa Cruz onde nasceu o surf e se encontra o famoso Museu do Surf. A Highway 1 é para quem gosta de pegar a estrada. Também conhecida como Pacific Costal Highway, ela liga San Diego a São Francisco pela longa costa californiana. São paisagens surpreendentes com direito a praias, parques nacionais, vinícolas e até um castelo – o Hearst Castle, em San Simeon. E justamente o trecho entre San Simeon e Carmel passando pela famosa Big Sur é que é considerado o mais lindo.  Essa parte da HWY 1 é simplesmente de tirar o folego de tão bela!

A belíssima e charmosa Carmel-by-the-Sea ou simplesmente Carmel é romântica e cheia de estilo, e ficou mundialmente conhecida por conta do ator e diretor americano, Clint Eastwood, que foi prefeito nos anos 90. Carmel é repleta de atrativos e passeios que atendem a diversos públicos. Para quem gosta de golf, se quiser se divertir, não deixe de dar uma visitada no Peeble Beach Golf Links. Da baía de Carmel Beach é possível ver uma vista fascinante incluindo o pontal de Peeble Beach ao norte.

Na região vinícola de Napa e Sonoma Valley, é possível fazer degustação de vinhos e comidas incríveis além de picnics inesquecíveis. Se tem crianças no passeio, o Castelo di Amorosa é uma ótima opção. Outro programa legal é o Wine Train. Por lá também há festivais famosos mundialmente que incluem apresentações de música clássica e jazz e almoços de vitivinicultores.

Seguindo mais ao norte está a famosa e uma das 5 cidades mais visitadas do mundo: São Francisco. Ela é cenário de filmes clássicos e diversas séries famosas, ladeiras a perder de vista para quem vai conhecer a cidade a pé, o famoso bondinho, o bairro chinês de Chinatown, o Pier 39 e o Ilha de Alcatraz, além do Haight Ashbury – um histórico bairro hippie – e a famosa ponte Golden Gate. Do  outro lado da ponte, no sentido norte, fica a pequena e lindíssima Sausalito (onde é possível ver San Francisco de frente, simplesmente imperdível), e, para os mais aventureiros, o Marin Headlands para quem curtir uma caminhada ou fazer um mountain bike que ficará na memória!

Seguindo a 30 minutos do centro de Los Angeles, ao Sul, na cidade de Anaheim, você encontra a Disneyland. Ela foi o primeiro parque temático idealizado por Walt Disney e atrai milhares de visitantes anualmente. Inaugurado em 1955, o local é mágico para crianças e adultos. Seu símbolo mais reconhecível é o Castelo da Bela Adormecida. Há, também, uma atração exclusiva dos filmes Piratas do Caribe, Star Wars e Peter Pan. Buzz Lightyear, Nemo, Roger Rabbit e muitos outros também tem seu espaço.

Já no lado sul, mais próximo da fronteira com o México, está  San Diego – a combinação ideal de cidade grande, belas praias e o imenso lago/parque do Mission Bay. No Balboa Park, você encontra um complexo cultural com jardins, galerias de arte e várias atividades gratuitas. O La Jolla Cove é imperdível ainda mais se você tem crianças (lá é possível ver focas bem de pertinho!) e um pouco mais ao norte tem o Torrey Pines State Beach, uma reserva natural que é repleta de trilhas e encanta turistas. À noite, o Galamp District, no centro, seria a pedida com inúmeros restaurantes e muita badalação.

E pensa que acabou? A Califórnia é um dos maiores estados dos EUA e concentra uma pluralidade cultural que fascina quem visita – ou decide morar! Se você está pretendendo conhecer ou viajar novamente, nós te oferecemos um serviço profissional, atrativo  e customizado de acordo com suas preferências e prioridades!

maio 1, 2022

Written by:

X