News

Velozes e furiosas: por que formigas não morrem no micro-ondas?

todayagosto 26, 2022 3

Background
share close

Você já se perguntou por que formigas ou outros insetos não morrem dentro do micro-ondas? Essa é uma questão que, segundo os especialistas, pode ter mais de uma explicação. Para responder melhor, é preciso compreender como funciona um forno do tipo.

Ele emite micro-ondas (ondas eletromagnéticas com frequência muito alta), que causam vibração nas moléculas de água. É isso que aquece a comida. Se o prato estiver seco, por exemplo, a sua temperatura não se altera.

Esse é um dos motivos pelos quais as formigas não morrem dentro do eletrodoméstico: são insetos com pouca água no corpo e podem sair ilesos. O mesmo vale, por exemplo, para a barata.

Já um ser humano não se sairia tão bem num micro-ondas superdimensionado: a água que compõe 70% do seu corpo aqueceria.

Mas não é só isso que faz com que os insetos saiam incólumes do aparelho. A bióloga Andressa Aragão, especialista em zoologia, explica que os insetos possuem a linfa, um líquido transparente que circula pelo corpo por meio dos vasos linfáticos.

Mesmo com uma quantidade mínima de água no corpo, as formigas também poderiam ser atingidas pelas micro-ondas se não ficassem andando pra lá e pra cá enquanto o aparelho está ligado.

Como elas não param, conseguem selecionar locais onde não há emissão das ondas. Fora que, por serem muito pequenas, não chegam a ser atingidas pelas ondas.

“Como a temperatura dentro do forno de micro-ondas nunca é uniforme (por isso existe o prato giratório), a agilidade de andar para todo lado pode ser realmente a salvação”, ressaltou a bióloga Amanda de Jesus. “É por esse mesmo motivo que não se pode usar o micro-ondas para esterilizações a seco contra microrganismos, porque simplesmente não iria atingi-los.”

“Elas têm eficientes sensores de temperatura e se afastam de locais muito quentes”, concordou Carlos Arturo Navas Iannini, especialista em ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.

Para os humanos, as micro-ondas trazem risco?

Considerando que esteja funcionando corretamente, ele não oferece qualquer risco a uma pessoa, já que a caixa interna metálica e a grade na porta do forno — que fica junto ao vidro e se parece com uma tela — blindam e impedem que a radiação de micro-ondas escape.

Além disso, não é possível ligar o forno de micro-ondas com a porta aberta, sendo está mais uma camada de segurança.

Mas, caso os seres humanos sejam expostos diretamente a esse tipo de radiação, ela poderia causar queimaduras.

Estamos em contato diariamente com outras fontes de radiação eletromagnética, como celulares, lâmpadas, rádios e até mesmo o Sol e o universo em si —e nenhuma delas causa danos.

A diferença é a intensidade da radiação que é emitida pelo forno no seu interior, que é maior que a emitida, por exemplo, por um rádio ou celular.

E é importante ressaltar que ele gera radiação a partir da energia elétrica, não tendo nenhum material radioativo em seu interior.

Written by: admin

Rate it

Previous post

Dê um ‘up’ no home office: 8 itens para deixar a vida mais confortável

News

Dê um ‘up’ no home office: 8 itens para deixar a vida mais confortável

Se sente dores no corpo após o home office, pode ser que você não esteja usando os itens adequados para uma rotina de trabalho.Trabalhar sentado de qualquer jeito no sofá ou na mesa da sala ou até mesmo na cama com o laptop no colo pode comprometer a realização de tarefas e o próprio corpo. O home office exige uma estrutura mínima para evitar posturas inadequadas, além de torná-lo mais […]

todayagosto 26, 2022 4


0%