MERCADO

Venda de caminhões usados cresce 1,8% no Brasil em julho

todayagosto 12, 2022 9

Background
share close

Venda de caminhões usados cresceu no mês passado, mas acumula queda na comparação de janeiro a julho de 2022 com o mesmo período de 2021

A venda de caminhões usados cresceu 1,8% no Brasil em julho. Segundo informações da Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos (Fenauto), que reúne os lojistas do setor, trata-se de uma reação tímida. Sobretudo na comparação com as vendas de automóveis. Porém, houve queda de 22,1% ante os dados de julho de 2021. De acordo com a Fenauto, naquele mês a venda de caminhões usados foi de 8.614 unidades.

Da mesma forma, no acumulado de 2022 os números recuaram 23,3%. De janeiro a julho, 184.042 caminhões usados foram transferidos no País. Para comparação, no mesmo período de 2021 as transferências somaram 240.048 unidades.

Recuperação do mercado de novos

Conforme o presidente da Fenauto, Enilson Sales, a queda nas transferências de usados tem a ver com o bom desempenho do setor de novos. ?A oferta do zero-km está voltando a se aproximar da demanda. Agora, muitos modelos que estavam em falta começaram a ser entregues.” De acordo com ele, isso reduz a atratividade de seminovos, bem como de usados.

Segundo Sales, nessa mesma época de 2021 o cenário era totalmente diferente. Ou seja, por causa da falta de modelos novos, houve uma corrida em busca dos usados. Como resultado, foi um dos melhores períodos de venda de caminhões usados da história. ?Depois disso, o mercado se acomodou e a procura começou a cair?, diz.

Alta dos juros

De acordo com o especialista, a retração da demanda por usados também tem a ver com a alta dos preços. Da mesma forma, a disparada da taxa de juros inviabiliza boa parte dos negócios. Isso porque a maioria das vendas é feita por meio de financiamento.

Porém, Sales aposta na alta da venda de caminhões usados no segundo semestre. Conforme o presidente da Fenauto, historicamente o mercado fica mais aquecido a partir de julho. “O Brasil funciona mais rapidamente nesse período do ano”, afirma.

 

Seja como for, ainda há muitas incertezas no horizonte. Entre as mais preocupantes, Sales cita as falhas nas cadeias de abastecimento. Bem como a inflação alta e a continuidade do aumento das taxas de juros.

Confira o ranking dos caminhões usados mais vendidos em julho

  • 1° Ford Cargo – 2.291
  • 2° Ford F-4000 – 1.482
  • 3° Volvo FF – 1.439
  • 4° Mercedes-Benz 1113 – 1.353
  • 5° Mercedes-Benz 1620 – 882
  • 6° Mercedes-Benz Axor – 843
  • 7° Mercedes-Benz 710 – 784
  • 8° Mercedes-Benz 608 – 780
  • 9° Volkswagen – 8.150 – 703
  • 10° Mercedes-Benz Atego – 641
caminhões usados
Modelos da Mercedes-Benz, como o 1113, estão entre os mais vendidos: Foto: Mercedes-Benz

Fonte:Estadao 

Written by: admin

Rate it

Previous post

DOCUMENTÁRIO

Após série, documentário também contará história de Marília Mendonça

Atriz da novela Pantanal irá protagonizar a produção, que já está em curso, da Netflix O ex empresário da eterna Rainha da Sofrência, Marília Mendonça, confirmou que a artista será homenageada em um documentário da Netflix. Após o lançamento da série Rensga Hits!, da Globoplay, inspirada na cantora, Wander Oliveira contou à Revista Piauí que até mesmo a atriz que fará o papel da sertaneja já foi escolhida. Muito conhecida do […]

todayagosto 12, 2022 11

Post comments (0)

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


0%