News

Venezuela e Colômbia reabrem as fronteiras na 2ª feira

todaysetembro 25, 2022

Background
share close

Reabertura, por enquanto, será parcial; países retomam as relações diplomáticas, rompidas em 2019


WikimediaCommons – 8.set.2011

Um dos pontos de fronteira que serão reabertos é a ponte Simon Bolívar



25.set.2022 (domingo) – 8h33


Colômbia e Venezuela vão dar, na 2ª feira (26.set.2022), um passo importante na retomada de relações diplomáticas ao reabrirem suas fronteiras. Os países, que compartilham uma aérea fronteiriça de 2.219 quilômetros, romperam relações em 2019.

Em 29 agosto de 2022, os países retomaram o diálogo. O embaixador da Colômbia, Armando Benedetti, apresentou-se formalmente ao ministro das Relações Exteriores venezuelano, Carlos Farías. Depois, encontrou-se com o líder venezuelano, Nicolás Maduro.

A reabertura, por enquanto, será parcial. A ideia é retomar tanto o trânsito de pessoas quanto o comércio bilateral.

Os pontos que voltarão a operar são a ponte Simon Bolívar, que liga San Antonio del Táchira (Venezuela) e Cúcuta (Colômbia), e a ponte Francisco de Paula Santander, de Ureña (Venezuela) a Cúcuta.

ENTENDA

Maduro rompeu com a Colômbia em fevereiro de 2019 por causa de divergências com o então presidente Iván Duque. O colombiano foi um dos primeiros líderes mundiais a reconhecer o governo de Juan Guaidó. O líder da oposição venezuelana se autoproclamou presidente interino da Venezuela em janeiro de 2019, na tentativa de destituir Maduro.

objetivo de retomar as relações com o país vizinho foi tornado público pelo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, mesmo antes de ele assumir o cargo.

Ao anunciar, em 9 de setembro, a reabertura das fronteiras, Petro falou em restabelecer “relações fraternas”.

No mesmo dia, Maduro escreveu no Twitter que estava “muito feliz” com a reabertura e anunciou a retomada de voos entre os países. “O intercâmbio e a cooperação entre nossos povos recomeçam com o pé direito”, publicou Maduro.

Written by: admin

Rate it

Previous post

Site de notícias se reinventa para competir com Twitter

News

Site de notícias se reinventa para competir com Twitter

*por Sarah Scire O portal de notícias de tecnologia The Verge lançou um novo visual com mudanças profundas na última semana. Qual é uma das primeiras coisas que o editor-chefe, Nilay Patel, se lembra de ter contado aos designers quando iniciaram o processo em 2020? “Nós apenas queremos poder twittar em nosso próprio site.” “Dieter [Bohn

todaysetembro 25, 2022


0%