News

Viaje Legal, um guia do Ministério do Turismo para o viajante

todayagosto 27, 2022 5

Background
share close

Na grande maioria das vezes, uma viagem é a realização de um sonho, que necessita investimento de tempo e dinheiro para sua realização. Por isso mesmo, deve ser planejada com antecedência, evitando prejuízos e tornando a experiência algo recompensador.

Conhecer um destino turístico requer deslocamento, que muitas vezes ocorre em um local em que o turista/ visitante não conhece, gerando incertezas e inseguranças na hora de contratar os serviços.

Pensando nisso, o Ministério do Turismo criou o guia Viaje Legal, que oferece dicas e sugestões para melhorar sua viajem, evitando problemas e dores de cabeça durante o deslocamento.

O que é

Uma das principais características do turismo reside no fato de que sua produção/consumo ocorrem simultaneamente, em outras palavras, este é um produto que só pode ser usufruído ao mesmo tempo em que o serviço está sendo oferecido. Outro fato, é que este é um produto imprevisível, ou seja, não há possibilidade de garantir a total satisfação do consumidor.

Por essa razão, na maioria dos casos, primeiro é preciso pagar pelo serviço, para somente depois conhecer e consumir aquilo que foi comprado. Portanto, para que a contratação de produtos turísticos se dê de maneira segura, é fundamental verificar a idoneidade dos seus prestadores de serviços, sejam agências de viagens, meios de hospedagem, guias ou passeios.

Assim, para regular, mapear e garantir a legitimidade dos serviços, o Ministério do Turismo exige o cadastramento de empreendimentos no Cadastur, sistema obrigatório para as empresas que atuam no setor.

E, para oferecer o máximo de segurança e satisfação ao viajante, foi criada a cartilha Viaje Legal, que oferece uma lista das empresas e serviços, conferindo a possibilidade de consulta-los durante o planejamento da viajem, além de dicas e sugestões, evitando transtornos futuros.

Uma viajem segura

A ferramenta “Viaje Legal” foi criada pelo Ministério do Turismo para orientar o turista na contratação de viagens e aquisição de produtos turísticos, garantindo que seus direitos sejam respeitados. Além disso, o site reúne dicas e orientações, dando a possibilidade de baixar um guia de bolso completo sobre o tema.

Uma das recomendações listadas como das mais importantes é que, durante o planejamento da viajem e antes da contratação de pacotes ou serviços, o consumidor verifique possíveis denúncias e queixas do estabelecimento no Procon, sites e organizações especializados em defesa do consumidor.

Outro ponto a se considerar, e que muitas vezes deixado de lado, é pedir uma via do contrato de prestação de serviços, que deve ser lido atentamente antes da assinatura. Também é fundamental, exigir documentos que confirmem a reserva realizada em meios de hospedagem, confirmação de passagens com assento marcado e detalhamento do roteiro da viagem, para que o consumidor possa acionar os órgãos de defesa em casos de arbitrariedade ou quebras de contrato, como o cancelamento sem aviso prévio.

O site Viaje Legal também disponibiliza uma lista com os empreendimentos e prestadores de serviço cadastrados no Cadastur, evitando golpes e garantindo ao viajante uma experiência mais segura durante o seu deslocamento.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS







Written by: admin

Rate it

Previous post

Paysandu x ABC: onde assistir ao vivo o jogo da Série C

News

Paysandu x ABC: onde assistir ao vivo o jogo da Série C

Paysandu e ABC abrem neste sábado (17), a segunda rodada dos quadrangulares da Série C do Campeonato Brasileiro. O confronto acontece às 17 horas, pelo horário de Brasília, no estádio da Curuzu, em Belém.O time paraense abriu os quadrangulares sendo derrotado em Salvador pelo Vitória placar de 1 a 0. Dessa forma, o Papão entra

todayagosto 27, 2022 8


0%