Vídeo chocante relembra rastro de destruição deixado por queda de meteoro na Rússia, há 9 anos

Em 15 de fevereiro de 2013, moradores da cidade russa de Tcheliabinsk foram surpreendidas por um risco gigante nos céus, seguido de um forte impacto. Durou pouco, mas deixou marcas de destruição na cidade, que fica próximo dos montes Urais.

Era um asteroide, que tinha cerca de 17 m quando ultrapassou a atmofesra terrestre. Segundo registros da Academia de Ciências da Rússia, a rocha espacial explodiu a cerca de 40 km de altitude, se tornando a bola de fogo registrada pelas câmeras de moradores locais.

Os detritos da explosão danificaram cerca de 3.000 edifícios da cidade e deixaram em torno de 1.200 feridos, a maioria deles atingido por cacos de vidro, de janelas que estouraram com o impacto da explosão.

Um vídeo sugestivamente chamado Never Forget Chelyabinsk (Nunca esqueça Tcheliabinsk, em tradução livre) compilou cerca de 10 minutos de imagens feitas por moradores e cãmeras de segurança no dia da explosão.

 

A gravação está mais ou menos dividida em três partes: a primeira mostra a chegada do asteroide e sua trajetória nos céus da cidade, por volta das 9h da manhã, horário local; a segunda parte registra a explosão que quebrou janelas e derrubou partes de edifícios; enquanto a terceira mostra os resultados da queda do corpo celeste.

O vídeo mostra ainda o local onde grande parte do asteroide caiu: o lago Chebarkul, que estava congelado na época.

O asteroide de Tcheliabinsk é considerado o maior corpo celeste a atingir o planeta, desde o chamado evento de Tunguska, em junho de 1908, em uma parte remota da Sibéria.

Na época, uma região da Rússia foi devastada por uma explosão 1.000 vezes mais poderosa que a bomba atômica lançada sobre Hiroshima. Cerca de 80 milhões de árvores foram arrancadas do solo e acredita-se que um terremoto de cerca de 5 graus na escala Richter tenha ocorrido.

Como não existem fragmentos do corpo celeste ou mesmo uma cratera, uma série de teorias conspiratórias foram lançadas ao longo do tempo, para explicar tamanha explosão.

LEIA ABAIXO: Meteoro incandescente ilumina a noite e deixa russos em pânico

março 26, 2022

Written by:

X